quinta-feira, 28 de outubro de 2010

OMT quer criar lei para proteger turistas

Durante a 89ª reunião do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), realizada na ilha de Kish, no Irão, foi proposto a criação de uma lei jurídica mundial para a proteção dos turistas contra situações ocasionais e imprevistas, como o encerramento do espaço aéreo devido à nuvem vulcânica islandesa. 
Esta lei, colmataria a falta de regulamentação de alcance mundial e a ausência de diretrizes sobre direitos e deveres turísticos. Estes temas deverão compôr o estudo para um novo instrumento jurídico. 
A OMT também confirmou o seu compromisso de fortalecimento nas actividades para posicionar o turismo num lugar de destaque nas agendas dos chefes de governo, para um maior reconhecimento do sector como factor de crescimento e desenvolvimento económico. 
O Conselho Executivo da OMT passa a ter agora a presidência da Itália para o novo período que terá a 90a reunião no primeiro semestre do ano que vem, no Quénia. O processo de reforma da OMT sera debatido na próxima Assembleia-Geral, que se realiza no final do próximo ano na Coreia.

Sem comentários: