sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Organização Mundial do Turismo debate promoção do Douro.

O segundo dia da Conferência Internacional do Douro, que decorre hoje, tem enfoque na promoção da região turística do Douro.
Javier Blanco, da Organização Mundial do Turismo (OMT), estará presente e promete deixar ideias para a promoção e reconhecimento deste destino. Um painel sobre “Governância e Marketing”, que contará também com a intervenção de Vítor Neto, da Comissão Organizadora da Bolsa de Turismo de Lisboa, e com moderação de Melchior Moreira, da Agência de Promoção Externa Porto e Norte. 
Estudos recentes apontam para que o perfil do visitante desta região turística assente em pessoas com um rendimento acima da média, com um grau de educação ao nível da licenciatura/doutoramento, provenientes do Norte da Europa, e recentemente também do Brasil, que passam apenas uma noite na região e que partem com um grau de satisfação de nove, numa escala de 0 a 10. Tendo o Douro, só este ano, recebido mais de 300 mil visitantes, torna-se imperativo debater novas soluções que possam aumentar o valor desta região turística, chegando também ao turista interno. 
O enoturismo é uma das apostas da região, devido ao potencial do vinho do Porto, que é já exportado para mais de 70 países. Uma temática apresentada também neste debate e que conta com os contributos da VINITUR e da Wine Travel Chile.
O alojamento é o tema de outro painel que conta com vários representantes do sector hoteleiro.
Já a cultura e património vão estar em debate em associação com o ambiente e paisagem, contando com o contributo da União Internacional para a Conservação da Natureza e do IGESPAR.
A Conferência Internacional do Douro é promovida pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), em parceria com as Entidades Regionais de Turismo do Douro e do Porto e Norte de Portugal.

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