segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Como minimizar o jetlag!

jetlag é uma condição debilitante que afecta passageiros de vôos superiores a cinco horas, causando uma interrupção na circulação normaldo corpo.

Afecta as pessoas de diferentes maneiras. Pode causar insónias, falta de concentração e irritabilidadde.

Passo 1: Antes do vôo
Tente "dar-lhe a volta", dormindo muito e bem nos dias anteriores ao vôo. Vá dormir mais cedo e levante-se também mais cedo que o habitual, se for viajar para Este. Pode assim ajustar-se gradualmente à diferença horária.
Se vai viajar para Oeste, deite-se e levant-se mais tarde.
Passo 2: Faça "reset" ao seu relógio biológico
Ajuste o seu relógio com a hora do local para onde vai, assim que entrar no avião. Isto vai ajudá-lo a adaptar-se à zona horária mais rapidamente.
Passo 3: Exercício
Pequenos exercício durante o vôo, ajudam a ter uma viagem mais relaxada e confortável. Ande pelo avião quando puder e faça alongamentos na sua cadeira. Rode os seus pés para um lado e para o outro e estique também os dedos dos pés e das mãos.
Passo 4: Alcool
O ar no interior do avião é mais seco do que aquilo ao que o seu corpo está habituado. Por isso beba muita água. Evite a cafeina e o alcool porque estes aceleram a desidratação. Apesar de ser tentador "acelerar" a viagem travando conhecimento com o carinho das bebidas, o jetlag será ainda maior se estiver de ressaca. O efeito do alcool é duas a três vezes superior durante o vôo, por isso tente evitar. Pode sempre compensar quando chegar!
Passo 5: À chegada
Para se acostumar ao seu destino o mais tápido possível, siga os horários de alimentação e de dormida locais. Evite sestas muito longas.Dê um passeio ou faça exercícios na manhã seguinte, para garantir que o seu corpo recebe luz solar, ajudando a acertar o relógio do corpo.

Sem comentários: